quinta-feira, 2 de julho de 2015

Estrutura Básica do Zend Framework 2

Usando como base o Zend Skeleton Application a estrutura básica é a seguinte:

PastaDoProjeto
- config
- data
- module
- public
- vendor
composer.phrar
composer.json
init_autoloader.php

Segue uma explicação básica sobre todos os diretórios e arquivos citados:

01 - Config: 
No diretório config encontramos a pasta autoload e o arquivo application.config.php. É neste arquivo que iremos registrar todos os módulos que criaremos para a aplicação se não registrar o nome do módulo aqui o framework não encontrará o mesmo.
Dentro da pasta autoload podemos encontrar alguns arquivos dentre ele o arquivo local.php.dist que deverá ser renomeado para local.php. Nele iremos registrar configurações locais como por exemplo os dados de acesso ao banco de dados. Em ambiente de produção deveremos criar um arquivo chamado global.php para as mesas finalidades. 

02 - Data:
Diretório para armazenar dados que serão usados pelo framework como por exemplo arquivos para controle de cache.

03 - Module:
Diretório para armazenamento dos módulos da aplicação. Quando instalado o Zend Skeleton Application é baixado o modulo "Application" como exemplo. Dentro podemos ver que existem as pastas config, src, language, view e o arquivo Module.php. Teremos um post especial para o diretório module onde iremos entender toda a arquitetura e utilidade da mesma.

04 - Public:
Diretório onde está localizado o index.php da framework, é esta pasta que devemos definir como root seja pelo VirtualHost, pelo servidor embutido do php e até quando fomos colocar nossa aplicação em ambiente de produção na nuvem.
Também é no diretório public que está localizado a estrutura de issets (css, images e js) do framework. Quando o Zend Skeleton Application é instalado junto com ele já é baixado o Twitter Bootstrap ficando ao nosso gosto usar-lo ou não.

05 - Vendor:
Diretório onde ficam armazenadas as classes/bibliotecas desenvolvidas por terceiros como por exemplo o Doctrine.

06 - Composer.phrar:
É neste arquivo que aplicamos os comando self-update, update, install via terminal para realizar modificações no framework.

07 - Composer.json:
É neste arquivo que devemos adicionar  ou remover as atualizações que queremos no framework. Como por exemplo a ZendTool, Z-Ray, Hounddog, etc

08 - Init_autoloader:
Arquivo responsável pelo carregamento dinâmico de todas as classes do framework.

Nenhum comentário:

Postar um comentário